sexta-feira, novembro 23

Força-tarefa reduz em 33% as mortes no trânsito em Caxias do Sul

 
Crédito: LUIZ CHAVES
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) - Fiscalização de Trânsito, juntamente com os entes que fazem parte da força-tarefa, encarregada das blitzes no Município, representadas pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil e 12º BPM, apresentaram na tarde desta quinta-feira, dia 22 de novembro, no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal, as estatísticas referentes ao primeiro ano de atuação no Município.
Na ocasião, os membros das instituições que fazem parte da força-tarefa apresentaram e entregaram ao prefeito José Ivo Sartori o relatório contendo as atividades realizadas e os dados estatísticos da ação.
A força-tarefa, que iniciou no dia 17 de novembro de 2011 motivada pelos acidentes com vítimas fatais, apresentou uma redução de 33% nas mortes no trânsito caxiense. Nesse período, a autoridades abordaram 33.216 veículos, sendo, o mais relevante, o combate ostensivo à alcoolemia. Ao todo foram identificados e autuados 1.318 motoristas dirigindo sob influência de álcool. Destes, 444 enquadrados no artigo 165/306, que caracteriza crime.
Além disso, a força-tarefa diminuiu em 22,58% o número de furtos e roubos de veículos, reduziu em 15,59% o número de acidentes e, em 31,46% os atendimentos por traumas no Hospital Pompéia.
Para o diretor-geral da SMTTM, Carlos Roberto Noll, o sucesso da ação deve-se ao envolvimento das instituições com vistas a reduzir o quadro de tragédias e implantar uma metodologia de blitzes sistemáticas, em horários e locais diversos. Para Noll, a reação da comunidade foi imediata, sempre se solidarizando com a ação. “A força-tarefa só foi possível porque cada entidade cumpriu com o papel de evitar que pessoas se envolvam em acidentes automobilísticos com consequências muitas vezes irreversíveis.”
O delegado da Polícia Civil, Paulo da Rosa, no ato representando os demais entes, destacou o esforço das entidades na atuação junto à força-tarefa e ressaltou que os números apresentados são suficientes para dar continuidade a esta ação. “Com ações preventivas, muitas outras vidas deixarão de ser ceifadas, e quem ganha é a sociedade”.
Também estavam presentes o secretário de Segurança Pública e Proteção Social Roberto Soares Louzada, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Raimundo Tomazzoni, o diretor-executivo da SMTTM, Jorge Catusso, o titular da Coordenadoria da Juventude, Hernest Larrat, Fiscais de Trânsito, Guardas Municipais e demais membros e representantes das entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário