sexta-feira, abril 25

DIA DO TRABALHADOR- JUVENTUDE PRESENTE


PREFEITURA APOIA ATO SHOW DO DIA DO TRABALHADOR
Secretarias e autarquias promovem serviços nos Pavilhões no dia 1º de maio

A Prefeitura de Caxias do Sul mobiliza autarquias e secretarias em apoio ao Ato Show do Dia do Trabalhador, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, das 1
3h30min às 18h, no Parque de Eventos da Festa da Uva. A festa é uma realização da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e Sindicato dos Comerciários, com promoção das rádios São Francisco e Mais Nova, e com o patrocínio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal.

O Ato Show do Dia do Trabalhador é realizado desde 2008. Para esta edição são esperados 20 mil trabalhadores e suas famílias durante todo o dia nos Pavilhões. O estacionamento e entrada nos Pavilhões são gratuitos. No dia, também haverá passe livre no transporte coletivo urbano. Haverá shows com as bandas Nenhum de Nós e Tchê Garotos, e com as atrações locais Seresteiros do Luar e Fil
lipe Reis.

Diversas secretarias e autarquias municipais estão envolvidas na programação. Confira alguns dos serviços da Prefeitura para este dia:
Secretaria da Cultura (SMC) - Unidade de Arte e Cultura Popular: responsável pelo palco, sonorização, iluminação e atrações musicais locais.
Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS): estará presente com a Guarda Municipal, que realizará a segurança interna no Parque, juntamente com a Brigada Militar, e levará suas ações educativas com os bonecos da Guarda Municipal, além de ser responsável pelas crianças perdidas. Contará também com uma unidade de base móvel./ A Coordenadoria da Acessibilidade fará a distribuição de material informativo sobre a lei universal da acessibilidade. A Coordenadoria da Igualdade Racial fará a distribuição de Jogos do Projeto “Desarmamento Infantil”. A Coordenadoria da Juventude fará a distribuição de materiais informativos da Campanha contra às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A Coordenadoria da Mulher fará a distribuição de material sobre a Lei Maria da Penha. A Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) fará a distribuição de material informativo sobre o Relógio do Corpo Humano, com o objetivo de proporcionar esclarecimentos quanto ao consumo de ervas medicinais e temperos, adequando sua quantidade e a sua indicação.
Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): a Fiscalização de Trânsito vai orientar motoristas e pedestres no entorno do Parque da Festa da Uva. A secretaria é responsável pelo trânsito e pelas linhas de ônibus especiais que sairão do Centro para o Parque. No dia 1º de maio é passe livre no transporte coletivo.
Secretaria da Saúde (SMS): estará presente com uma ambulância e fará a distribuição de material informativo sobre saúde do trabalhador. Uma equipe do Serviço Municipal de Infectologia realizará atividades de prevenção, distribuição de preservativos, aconselhamento para as DST/AIDS e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatite B e C.
Secretaria da Educação (SMED): estará presente divulgando a CIPAVE e o Projeto Família na Escola.
Secretaria do Urbanismo (SMU): é responsável pela fiscalização dos ambulantes.
Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL): vai disponibilizar as brincadeiras para as crianças, com camas elásticas, jogos gigantes e o Ônibus Brincalhão.
Secretaria do Turismo (SEMTUR) e Orçamento Comunitário: estarão recepcionando os trabalhadores que chegarem no Parque.
Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA): fará a distribuição de materiais informativos sobre educação ambiental.
Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL): apoia a estrutura do evento.
CODECA: distribuirá contêineres de lixo pelo Parque, e materiais informativos com orientações sobre como separar o lixo corretamente. Além de fazer a limpeza durante o evento, a CODECA também será responsável pela limpeza dos Pavilhões após a festa.
SAMAE: distribuirá água com o caminhão-pipa e terá atividades da equipe da educação ambiental com o Samaezito.
Fundação de Assistência Social (FAS): estará com equipes responsáveis pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), pelo Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS TRABALHO) e Cadastro Único. Para se inscrever no Cadastro Único é necessário carteira profissional, comprovante residencial, CPF, título eleitoral, certidão de casamento ou nascimento e RG. Se for menor  de 18 anos, é necessária agenda ou atestado escolar.
Festa da Uva: disponibiliza a estrutura do Parque.

 

Assessoria de Imprensa
(54) 3218.6015 | 3218.6025

www.caxias.rs.gov.br
24/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário