sexta-feira, abril 13

Câmara mobiliza comunidade acadêmica contra o crack


Foto: Fábio Rausch

A mobilização da Câmara Municipal de Caxias do Sul, no combate ao crack e suas mazelas, ganhou mais força na manhã desta sexta-feira (13/04), no auditório da Faculdade Serra Gaúcha (FSG). Cento e cinquenta alunos lotaram o espaço, que sediou audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança; de Saúde e Meio Ambiente; e de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Casa. Os debatedores apontaram para a necessidade de intensificar ações preventivas envolvendo as famílias. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Renato Nunes/PRB, coordenou os trabalhos.

Estavam presentes, o diretor-geral da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Barden da Rosa, o Coordenador Municipal da Juventude, Hernest Larrat Jr, o professor João Heitor, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Caxias do Sul, major Jorge Émerson Ribas, o consultor em dependência química, Dilon Borges de Oliveira Neto, , o presidente da Comissão de Educação e vereador Edson da Rosa, o presidente da Comissão de Saúde e vereador Renato Oliveiraa, e os demais vereadores, Ana Corso, Denise Pessôa, Mauro Pereira.

Comentou-se que já foram mapeados 19 locais de tráfico de crack e que até o momento, em 2012, ocorreram 150 ações de apreensão de dez quilos de drogas, com 253 pessoas presas e 17 armas de fogo recolhidas.

Foi sugerida maior atenção das políticas públicas a centros de convivência, apontando para medidas de ressocialização que, a seu ver, podem passar por agricultura familiar, cursos profissionalizantes, linhas de crédito. A dependência do crack merece tratamento de saúde pública.

Na ocasião o coordenador da juventude, Hernest Larrat Jr, salientou que as ações preventivas relacionadas aos espaços públicos terão continuidade para atrair os jovens a utilizar esses espaços de maneira adequada.

Saiba mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário