sexta-feira, fevereiro 22

Grito Rock, matéria do Jornal Folha de Caxias

O grito da cena independente

Terceira edição do Grito Rock em Caxias alia estímulo à produção cultural independente com atrações locais e internacionais
Compartilhe:
Marcelo Passarella
marcelo.passarella@folhadecaxias.com.br
O senso comum aponta o rock’n roll como uma expressão cultural que simboliza uma atitude diferenciada diante do mundo. A energia visceral do rock é uma das poucas vertentes musicais que carregam a capacidade de traduzir da forma mais fiel possível um sentimento de protesto e indignação do indivíduo em meio às mazelas da sociedade. Esta espécie de ‘agressividade’ contida no ritmo e as composições do rock não está relacionada intimamente com a violência, mas com a reafirmação de ideias que envolvem a formação de uma nova cultura através do pensamento crítico e contundente. Com base neste propósito, a realização do Grito Rock 2013, que inicia a programação hoje a partir das 19h, visa fomentar uma produção independente crítica e ativa, alheia ao entretenimento de massas propagado pela indústria cultural.  
 
A primeira edição do festival ocorreu em Cuiabá, em 2003. Desde então, o Grito Rock se expandiu para 300 cidades em 30 países diferentes ao redor do mundo. Em 2012, somente no Brasil, 205 municípios promoveram edições locais do evento. A programação da terceira edição caxiense do Grito Rock Festival tem o objetivo de valorizar o cenário independente na região através dos mais diversos gêneros artísticos, não somente a música. As oficinas e demais atividades que compõem a agenda do festival incentivam a formação de novos produtores culturais nas áreas de audiovisual, pintura e fotografia. 
 
A finalidade é proporcionar ferramentas de produção para os componentes do cenário artístico independente na região. “A ideia de libertação da expressão cultural norteia a organização do Grito Rock. Sentimos a necessidade de valorizar a cena independente e mostrar que a arte vale mais do que o simples entretenimento”,  aponta o coordenador do Grito Rock e integrante do ManifestaSol, Breno Dallas. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário