terça-feira, fevereiro 5

Jornada Mundial da Juventude/ Semana Missionária

A Coordenadoria da Juventude recebeu no dia 31/01/13 a visita do Padre Rudinei Zorzo e da jornalista Larissa Rizzo, responsáveis pela organização da Semana Missionária, evento que acontece uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude, maior evento jovem já existente que nesse ano será realizado no Rio de Janeiro.
A reunião foi solicitada pelo Coordenador Vinícius Nascimento com a intenção de colocar essa Coordenadoria como parceira para a realização desse evento. Novas reuniões serão realizadas para dar andamento as demandas.
Segue um texto explicativo da Jornada.
Assessoria Coordenadoria da Juventude

Jornada Mundial da Juventude - JMJ
A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento jovem já existente. Eu todas as suas edições ela sempre reuniu mais público que shows renomados e eventos importantes como Rock In Rio e Copas do Mundo. Este ano o Brasil terá esse imenso presente de ser sede deste evento, que acontece de 23 a 28 de Julho, no Rio de Janeiro - RJ. Na contagem regressiva da JMJ acontece a Semana Missionária, uma semana antes da Jornada, que tem como objetivo ser uma semana diferente para os jovens, especialmente para unir os que vêm de diferentes lugares aos jovens daqui.
Os principais eventos serão no Rio, mas é preciso que todas as cidades aproveitem esse momento para reunir, mobilizar, motivar seus jovens, não só para fins de espiritualidade e religioso, mas para que possamos fazer a população jovem do nosso município se sentir amada, afinal, se queremos continuar tendo prefeitos, líderes estudantis, e mesmo pessoas que queiram ser cidadãs de verdade, precisamos olhar para os jovens com vontade de cativá-los e tê-los conosco.
Caxias do Sul possui inúmeros jovens, e essa é uma ótima oportunidade de oferecermos a eles uma semana diferente, com programações diferentes, que despertem neles mais vontade de viver em comunidade e ser pessoas melhores.
Inicialmente A JMJ é um evento católico, criado e idealizado pela Igreja Católica. Mas como sabemos que todos querem jovens mais humanos, felizes, envolvidos e motivados, independente da religião, a grande proposta é unir a juventude como um todo.


História da Jornada
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.


Larissa Rizzon
Em nome da COMMISSÃO JOVEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário