quinta-feira, abril 18

Plano Viver Sem Limite

Coordenadoria da Juventude esteve presente nesse evento.


FOTO ANDRÉIA COPINI
 
 
PREFEITURA SEDIA VISITA TÉCNICA SOBRE PLANO VIVER SEM LIMITE
Representante da FADERS elogiou a Administração pela criação da Coordenadoria da Acessibilidade


O Prefeito Alceu Barbosa Velho abriu na tarde desta quarta (17.04) a reunião técnica sobre Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, que ocorreu no auditório do Centro Administrativo, numa promoção da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Estavam presentes também a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, o diretor-geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Barden da Rosa, o diretor de Proteção Social da SSPPS, Luiz Carlos Cruz, da titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Rosa do Carmo Fonseca, da presidente da FAS, Marlês Andreazza, do vereador Henrique Silva e integrantes da rede de proteção social do Município.

O diretor-geral da SSPPS, José Francisco Barden da Rosa, afirmou considerar o dia muito especial. ?O Plano representa uma intenção qualificada, que propõe um compromisso do poder público e da sociedade civil. Cabe a nós transformarmos esse planejamento em realidade, e assim o faremos", afirmou.

O Prefeito Alceu Barbosa Velho ressaltou a importância do intercâmbio entre a Prefeitura e os Governos Estadual e Federal, e das parcerias sólidas que possibilitam a execução das políticas. Ele destacou que todo assunto que se relacione com a facilitação da acessibilidade deve ser tratado com supremacia. "Estamos felizes em poder implementar políticas que vão ao encontro das necessidades das pessoas com deficiência", destacou.

Alceu lembrou também aos presentes da criação da Coordenadoria da Acessibilidade, instituída no início dessa gestão pelo entendimento de que a questão da acessibilidade deveria ser tratada com mais direcionamento e determinação. Ele avaliou que as políticas voltadas às pessoas com deficiência vem crescendo e, se bem implementadas, serão seguidas por outras.

A iniciativa da criação da Coordenadoria da Acessibilidade foi elogiada pela diretora da Fundação da Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Marli Conzatti, ao entregar ao Prefeito a cartilha Atitudes que Fazem a Diferença com Pessoas com Deficiência. "Nosso objetivo é atender às pessoas com deficiência e torná-las autônomas, construtoras da própria história. Levamos isto aos gestores, mas aqui este trabalho já está sendo feito pela coordenadoria", declarou Marli.

A apoiadora institucional do Plano Viver sem Limite no Rio Grande do Sul entregou ao Prefeito o material referente ao Plano e colocou o Governo Federal à disposição das prefeituras para a interlocução na implementação das políticas públicas para as pessoas com deficiência.

Após os pronunciamentos, a apoiadora Luciane Barcellos de Almeida e a diretora-presidente FADERS, Marli Conzatti falaram sobre o Plano Viver sem Limite, que objetiva a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência e prevê um investimento de RR$ 7,6 bilhões até 2014, em prol de políticas públicas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Ainda hoje, o grupo vai até a Universidade de Caxias do Sul conhecer o basquete sobre rodas do Centro Integrado de Deficientes Físicos de Caxias do Sul (CIDeF), entidade que trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência física através do esporte.

Nesta quinta-feira (18.04), das 9h às 11h, no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, o grupo se reúne novamente, desta vez com gestores municipais dos municípios da região da Serra e das Hortênsias.





Assessoria de Imprensa ? SSPPS
17/04/2013
 


 1 anexo na mensagem
Dica: Para salvar rapidamente, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário