sexta-feira, março 28

CIPAVE- JUVENTUDE PRESENTE

CIPAVE reduz em 51% o índice de violência escolar

26/03/2014 | 17:30
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), acompanhou na tarde desta quarta-feira (26.03) a divulgação dos dados de 2013 referentes ao Programa CIPAVE – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar. O evento reuniu representantes dos cinco eixos do programa (Polícia Rodoviária Federal, Escola Pública de Trânsito, 12º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Federal), bem como coordenadores, assessores da Secretaria e diretores das escolas do Município.

De acordo com dados extraídos do Cipave online, desde o início da implantação do sistema, em 2010, até o fim de 2013, houve redução de 51% nos índices de violência escolar, passando de 6.193 registros para 3.024. As principais ocorrências referem-se a briga entre alunos (1.293 casos), seguido de agressão verbal de aluno para com o professor (504) e ameaças entre estudantes (259). Constatou-se, ainda, redução nos demais dados coletados como danos ao patrimônio, ocorrência com drogas e acidentes em geral. Ainda de acordo com os registros, há maior incidência de ocorrências no turno da manhã, nas quartas-feiras, com alunos do sexo masculino e idades entre 13 e 16 anos.

Para o secretário adjunto de Segurança Pública e Proteção Social, Coronel José Barden da Rosa, a diminuição dos registros aponta a eficiência das ações. “É uma satisfação saber que o Município e os órgãos de segurança atuam de forma efetiva no ambiente escolar. O trabalho preventivo faz a diferença, e os números comprovam essa realidade”, comemora.

A coordenadora do programa, Raquel Zanotto Maffessoni, destaca a ampla participação das escolas para a redução dos índices. “Cada instituição elabora projetos, de acordo com a sua realidade. Graças ao diagnóstico apontado, a comissão executa ações pontuais com resultados efetivos, como apontou o relatório”, conclui.

O Programa Cipave tem por objetivo diagnosticar as vulnerabilidades no âmbito escolar, planejando ações que visam à resolução dos problemas de forma viável e eficaz. Ele é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social e a Secretaria Municipal da Educação e conta com o apoio da Coordenadoria da Juventude e Central da Justiça Restaurativa.

Os dados completos estão disponíveis no Portal da Educação: http://educacao.caxias.rs.gov.br/.

Assessoria de Imprensa - SMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário