terça-feira, setembro 11

Encontro entre Brasil e Uruguai marca início de cooperação dos organismos de juventude do Mercosul

A primeira experiência de cooperação bilateral da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG-PR), com outro órgão de juventude da América Latina foi firmada com o Instituto de Juventude do Uruguai (INJU).
O encontro, realizado no final do mês passado, com o apoio do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), marcou o início da agenda de integração regional com os organismos de juventude dos países que integram o Mercosul.
Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes, programas, prioridades, contexto institucional e perfis da juventude de ambos os países. Para o assessor internacional da SNJ, Bruno Vanhoni, a parceria com o INJU proporcionou diálogos muito proveitosos e a troca de experiências.  “A iniciativa possibilitou o início de uma parceria, onde as políticas públicas de juventude apontam na mesma perspectiva, partem de um mesmo entendimento, possibilitar trajetórias de autonomia e emancipação para juventude”, disse Vanhoni. O assessor internacional da SNJ também aponta que o encontro possibilitou não só o compromisso entre dois países ou uma cooperação tradicional, mas a troca de conhecimentos. Ele ressaltou ainda que o diálogo identificou desafios comuns, como a institucionalidade da juventude com a participação da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário