segunda-feira, março 11

Coordenadoria da Juventude participa da comemoração do Dia Internacional da Mulher


PREFEITO ABRE COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Atividades estão ocorrendo durante todo dia na Praça Dante Alighieri, numa promoção da Coordenadoria da Mulher

O Prefeito Alceu Barbosa Velho abriu oficialmente as comemorações do Dia Internacioanl da Mulher às 10h desta sexta, na Praça Dante Alighieri. As atividades alusivas à data foram organizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, por meio da Coordenadoria da Mulher.

No evento de abertura, foram homenageadas Jussara Pante, representando a Mulher Tradicionalista e Teresinha Maria Susin Peroni, representando a Mulher Comunitarista - Liderança Comunitária Veterana.

O Prefeito ressaltou a importância das mulheres na sociedade e também o fato de que no passado, muitas deram a vida na busca por seus direitos, o que não foi em vão. "As que lutam por diversas causas, que reflitam o quanto essa luta vale a pena. Hoje é época do diálogo e do respeito, e não existe mais o fato do homem se sobrepor à mulher", disse, lembrando da administração feminina na presidência da República, nos Ministérios, na área de segurança pública e enfatizando sua representatividade na Administração Municipal. "Já avançamos muito nas políticas para as mulheres, e vamos avançar ainda mais", ressaltou.

A primeira-dama e Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Della Giustina Baldisserotto, destacou que há muito a conquistar em relação aos direitos das mulheres, pois não se poderá descansar enquanto houver preconceito e violência. Alexandra reforçou o convite a todas para que compareçam amanhã em uma das Unidades Básicas de Saúde, que estarão abertas especiamente para o encaminhamento de solicitações e realização de exames preventivos do câncer de mama e colo uterino. "Nossa saúde não tem preço, por isso busquem o atendimento e divulguem", conclamou.

A titular da Coordenadoria da Mulher, Maria Januária da Costa, cumprimentou as mulheres e as convidou a participarem das atividades, que se estendem durante todo dia, na praça. Estão ocorrendo orientações jurídicas sobre a Lei Maria da Penha, relacionadas à saúde, trabalho e bem estar, avaliação nutricional, a exposição do Relógio Humano, a divulgação dos serviços prestados pelo Centro de Referência para Mulher. Também há divulgação dos cursos do Pronanet pela FAS e uma unidade móvel do Sine confeccionando carteiras de trabalho.

A ação conta ainda com a divulgação do trabalho das Coordenadorias, da Juventude, da Igualdade Racial, da Acessibilidade, da Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), da Guarda Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

São parceiros das atividades o 3º GAAAe, a Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

SÁBADO: As atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que iniciaram na segunda, dia 4, estendem-se durante todo mês de março. Neste sábado, dia 9, será realizada a Cavalgada da Mulher no Rodeio Campo dos Bugres, que inicia às 10h, na Universidade de Caxias do Sul. Às 14h haverá uma mesa redonda sobre a Evolução das Mulheres da Área Trabalhista na União das Associações de Bairros (UAB). Também nesse horário, será realizada a palestra Mulher e Gênero, na Associação Caxiense de Auxílio aos Necessitados ? SCAN.

Também neste sábado, dia 9, as 46 Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas, das 9h às 17h, para a realização de coleta de exame citopatológico do colo uterino e encaminhamento de solicitações de mamografias. Além disso, serão realizadas atividades educativas na sala de espera, como palestras, vídeos, distribuição de folderes e preservativos. O Serviço Municipal de Infectologia irá realizar atendimento especial nas UBSs Vila Ipê, Eldorado, Desvio Rizzo e Mariani. Estão programadas orientações e aconselhamentos sobre prevenção de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de testagem rápida de HIV, hepatites B e C e sífilis.
FOTOS ANDRÉIA COPINI




Assessoria de Imprensa ? SSPPS
08/03/2013

 


 4 anexos na mensagem :: Baixar todos de uma vez
Dica: Para salvar rapidamente, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário