sexta-feira, fevereiro 21

30ª FESTA NACIONAL DA UVA

Aberta a 30ª Festa Nacional da Uva

20/02/2014 | 19:09
A 30ª Festa Nacional da Uva foi aberta na tarde desta quinta-feira (20.02), em cerimônia no Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões) com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ela foi recebida na cidade ainda pela manhã pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho e a primeira-dama Alexandra Baldisserotto.

Outra presença ilustre na solenidade de abertura da Festa deste ano foi do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, muito aplaudido por todos os presentes.

Ministros, o Governador Tarso Genro, deputados, secretários estaduais, o vice-prefeito Antonio Feldmann e secretários municipais e vereadores também participaram, bem como as Soberanas, Embaixatrizes e integrantes da Comissão Social e Comunitária da Festa da Uva.

Os convidados foram recepcionados pelo casal presidente da Festa, Edson e Cristina Nespolo.

Após o discurso do presidente Nespolo, o Prefeito falou aos presentes. Confira abaixo o seu discurso na íntegra. 

Também se pronunciaram o Governador Tarso e a presidente Dilma, que antes autografaram uma uva. A solenidade teve a participação do cantor Délcio Tavares e banda.


Discurso Prefeito Alceu:

Senhora Presidenta, 

        Tê-la conosco mais uma vez na solenidade de Abertura da Festa da Uva, num ano tão especial para o País e por consequência para a nossa comunidade, é uma honra imensurável. A presença da Senhora e de comitiva tão representativa de autoridades nacionais, do corpo consular de diferentes países empresta ao nosso evento maior, uma significação ímpar.

         Vossa Excelência sabe que esta Festa é sempre uma celebração. E para celebrar convidamos pessoas gradas, que se sintam em casa quando em nosso convívio. É para momentos como este que Caxias do Sul se prepara há 83 anos edição após edição, sempre buscando surpreender os visitantes. Por isso que nossa primeira mensagem é de boas vindas a todos, em especial à Senhora, Presidenta Dilma. 

        Para podermos estar aqui hoje milhares de mãos atuaram nas mais diferentes frentes de trabalho. E eles também são merecedores dos nossos aplausos. Particularmente as empresas, organizações, Ministérios, instituições financeiras e toda a sorte de patrocinadores e apoiadores que nos emprestaram seu prestígio, associando sua marca ao maior evento comunitário do Brasil. 

        Saiba Vossa Excelência que a Comissão Comunitária da Festa da Uva elegeu duas torres para iluminar esta celebração. Uma delas o tema: “na alegria da diversidade”, em torno do qual se estabelece o contexto alegórico do evento. Não poderia ser mais feliz esta eleição diante da realidade social, econômica, cultural que Caxias está vivendo. Um município que ao longo de sua história veio a ser pátria de tantas etnias, em diferentes ciclos imigratórios. 

        Nos orgulhamos de nossa evolução como polo econômico, referência em todo o País. Todos os indicadores apontam para esta comunidade, como um dos exemplos bem sucedidos de empreendedorismo e qualidade de vida. 

Mas confesso, Senhora Presidenta, que particularmente o que nos faz diferentes é a capacidade que temos de ser solidários, de abraçar com carinho pessoas de todos os cantos do País e de outros países do mundo. Eles vieram e continuam vindo juntar-se a nós para fazermos desta cidade uma civilização cada vez mais cosmopolita. 

        A outra torre é de reconhecimento ao maior estadista deste País, o pai do Trabalhismo, o ex-presidente Getúlio Vargas. Foi ele quem há exatos 60 anos abriu o coração do Brasil para acolher de forma material e imaterial, a saga imigrante que abrangeu todas as etnias. Ao inaugurar o Monumento Nacional ao Imigrante e entregar o Pavilhão de Exposições da Festa da Uva, onde hoje funciona o Centro Administrativo, aquele grande Presidente concedeu de fato e de direito, o passaporte brasileiro aos imigrantes, tão hostilizados durante a II Guerra Mundial. 

        É justo que se recolha do discurso inaugural feito por Getúlio Vargas, nas escadarias do Monumento ao Imigrante, a evocação de três nomes de personalidades caxienses responsáveis pela obra: o então prefeito Euclides Triches, o industrial Júlio Ungaretti e o dedicado deputado Luiz Campagnoni. Naquele momento o estadista Getúlio Vargas sintetizou a simbologia que também comemoramos hoje:  

        “Povo de Caxias. Reveste-se de alto sentido histórico e de profunda expressão humana este majestoso monumento, destinado a celebrar pelos tempos afora, o inestimável concurso dos imigrantes ao progresso do pais. Consagrando bons companheiros de vida laboriosa e fecunda, consagra também a alma generosa da nossa gente, a cuja iniciativa se deve o soberbo conjunto escultural que ora ilustra a florescente paragem desta cidade”. 

        E é surpreendente, Senhora Presidenta, amigas e amigos que nos brindam com sua presença, como a história se repete nos ciclos de construção coletiva. Esta região, como de resto o Rio Grande do Sul, foi o mais antigo e relevante registro de Reforma Agrária feito no Brasil. E isto ficou marcado no discurso de Vargas. Disse ele: 

       “A colonização estrangeira se processou no Rio Grande do Sul de uma feição modelar e toda especial: desde a proclamação da República foi tradição dos governos do Estado promover o loteamento das terras devolutas, concedendo-as aos colonos, mediante pagamento a longo prazo.” 

       Ele estava se referindo ao modelo de pequena propriedade rural. O mesmo modelo que o Governo de Vossa Excelência vem apoiando e desenvolvendo no País. Digo que o ciclo se repete porque ainda hoje, instantes atrás, a Senhora entregou a Prefeitos da Região, máquinas e equipamentos que resultarão em ganhos de produtividade via mecanização da atividade rural. A Senhora retroalimenta o pensamento implantado no Brasil a partir dos movimentos imigratórios. É inevitável que se faça este link num momento como o que vivemos hoje. 

       Senhora Presidenta, senhoras e senhores convidados. Por uma questão de justiça Caxias do Sul precisa lhe agradecer. E muito. Pela sua sensibilidade e grandeza por agir com Caxias do Sul em patamar muito acima do sectarismo político e ideológico. Com os contratos que formalizamos hoje aqui dentro do PAC – muito haveremos de avançar em qualidade de vida ao priorizarmos a mobilidade urbana. Somos gratos por isso!
                             
Todavia, o que muitos desconhecem é o laço que se formou entre Caxias do Sul e o Governo Federal. Tivemos o cuidado de fazer um levantamento para dimensionar o alcance desta aliança nos últimos anos. E o que percebemos precisa ser tornado público. Nos últimos anos a União, financiou para projetos apresentados por Caxias do Sul nada menos do que 396 milhões e 700 mil reais; mais 23 milhões 490 mil reais, totalizando 420 milhões de reais. 
                              
       Além disso financiou o equivalente a 9.100 moradias, número que pode chegar a 14.000 habitações até 2016 via nossa grande parceira, a Caixa Federal.  

Outros contratos estão encaminhados como o de 23 milhões e 724 mil reais para o SAMAE dentro do Programa “Saneamento para Todos” - mais o repasse de 79 milhões 170 mil para Saneamento, Água e Esgoto do PAC 2 fase 4 (Orçamento Geral da União) e, finalmente mais 50 milhões 160 mil para Obras de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas do PAC 2 – Fase 3. 

        Senhoras e senhores, são números relevantes que merecem ser celebrados. Recursos que atendem diferentes projetos: Saneamento e Abastecimento de Água, Mobilidade Urbana, Reurbanização e as Parcerias para Programas Minha Casa Minha Vida.  A estes números se juntam as contrapartidas do município, o que dá bem uma ideia do canal vigoroso de articulação que existe há vários anos e que ganhou ainda mais força  no Governo de Vossa Excelência. 

          Mas me permita, Presidenta Dilma, pedir-lhe em nome da nossa região, que se desdobre o máximo que puder no atendimento de pelo menos mais dois projetos dos quais depende o futuro do mundo produtivo aqui concentrado.       

          Estamos ficando isolados sob o ponto de vista da logística, Senhora Presidenta. Precisamos de seu apoio, que sabemos será decisivo, nos projetos que já encaminhamos e tramitam respectivamente no Ministério dos Transportes e Secretaria Especial da Aviação Civil. Eles contemplam obras estratégicas de infraestrutura como o Aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva e o contorno da BR-116 com a criação do Terceiro Anel Viário.
 
          A importância de contarmos com outros modais de transporte é uma necessidade crucial para o desenvolvimento da nossa economia. O aeroporto da Serra Gaúcha está inserido neste contexto. Município, Estado e o Governo Federal estão envolvidos no esforço, mas todos sabemos que o avanço vai depender de seu apoio ao projeto. O Governador Tarso Genro já destinou 15 milhões de reais para desapropriações da área. O fez por entender a necessidade e a importância da obra dentro de uma visão de futuro também compartilhada pela Senhora. 
                
          De outra parte como é do conhecimento de todos a BR-116, que foi uma bênção e um dos paradigmas de nossa evolução econômica – de novo pela intervenção direta do Presidente Getúlio Vargas - está completamente saturada. Uma estrada vital para o País inteiro, projetada e construída há quase 70 anos, a BR foi engolida pelo crescimento da cidade. Hoje é uma avenida que divide a sede do município e sobre a qual não temos por questão de legislação, nenhuma condição de intervir. Transformou-se num gargalo mortal. 
                   
          Por isso a construção da perimetral leste/oeste, também conhecida como terceiro anel viário é a solução técnica mais indicada segundo os próprios técnicos do Ministério com quem já estivemos conversando em outras oportunidades. As duas obras de infraestrutura que estamos pleiteando dialogam com um futuro sustentável de Caxias do Sul. Temos convicção de que mais uma vez, contaremos com seu apoio.  
                  
          Com efeito, cabe ressaltar que além de todos esses investimentos em infraestrutura, de nada adiantaria tanto trabalho e esforço se nosso principal foco não estivesse nas pessoas.  Temos alegria em afirmar que, hoje, em Caxias, mais de 50% do orçamento é destinado à área social. Esta semana, Senhora Presidenta, num momento histórico iniciamos no Município a Escola de Tempo Integral. Mais: todas as crianças caxienses da Escola Infantil são contempladas com Tempo Integral.
           Estamos investindo em habitação, saúde – com implantação inclusive do Programa Mais Médicos -, cultura, parcerias para profissionalização, e ações sociais como a criação de nove casas lares, onde crianças sob a tutela do Poder Judiciário são atendidas com carinho e afeto em ambientes que procuram reproduzir em detalhes um verdadeiro lar.

           Por final, amigas e amigos, que nos visitam. Daquelas primeiras famílias que introduziram o cultivo da uva nesta terra, multiplicaram-se os frutos. Vamos colher este ano algo em torno de 50 milhões de quilos. No ano passado aqui foram processados 33,2 milhões de quilos que se transformaram em sucos e vinhos produzidos por nossas 120 vinícolas e cantinas, a maioria pequenas e médias como é a característica histórica da nossa região. 
                      
            Quem faz esta Festa Senhora Presidenta somos todos nós. À frente a Comissão Comunitária presidida pelo infatigável Edson Nespolo, junto com a Rainha e Princesas, além de milhares de voluntários que integram as diferentes subcomissões. Sempre com o apoio da imprensa.

            Mas esta Festa não teria o brilho que tem não fosse o laborioso esforço das mil e oitocentas famílias que vivem do cultivo da uva em suas pequenas propriedades neste município. Gente humilde. Gente dedicada. 

            Pois assim que em meu nome e de toda essa gente que faz acontecer a celebração que se inicia,  desejamos sinceramente que todos se sintam em casa. E obrigado por virem celebrar conosco mais uma Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, da Fé e do Trabalho.            


Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Caxias
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário